segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Cine Retrô #2: Bonequinha de Luxo (1961)

Não é segredo pra ninguém que a minha musa inspiradora chama-se Audrey Hepburn, um ser incrivelmente belo, delicado e chique que nos brindou com sua aparição no cinema a partir dos anos 50. E o  título do maior clássico desta atriz extraordinária é praticamente uma alcunha: Bonequinha de Luxo (1961).



Vestida no inesquecível cocktail dress preto de Hubert de Givenchy e coberta de pérolas, Holly Golightly (Hepburn) desce de um táxi às 05:00h da manhã em plena 5° avenida e toma um café olhando para a vitrine da sofisticada joalheria Tiffany's, embalada pela linda canção Moon River, de Henry Mancini, vencedor do Oscar naquele ano. Essa imagem é umas das mais determinantes no comportamento a na moda feminina do século XX, pois estabeleceu um ideal de elegância baseada na simplicidade, na espontaneidade e na classe. 


Holly é uma garota de programa que mora de aluguel em Nova York e sonha em se casar com um milionário para poder sustentar seu irmão caçula Fred (que não aparece no filme), que está no exército. Seu novo vizinho é escritor Paul Varjak (o lindo George Peppard, no auge), que é sustentado por uma milionária casada, Tooley (a "coroa" Patricia Neal). Logo Holly e Paul viram melhores amigos, e o escritor fica cada vez mais fascinado pelo jeito espevitado e ambicioso de Holly. 

George Peppard como Paul Varjak

A ricaça Tooley de Patricia Neal

O trio reunido

O que Paul não sabia é que Holly já havia sido casada, e de uma hora para outra seu marido, o veterinário dr. Golightly (Buddy Ebsen), reapareceu disposto a levar Holly, cujo nome verdadeiro é Lula Mae, para sua fazenda no interior. Holly recusa-se a voltar e pede que Paul a ajude a explicar a seu ex-marido que ela não é mais Lula Mae. Holly fica tão triste ao despedir-se do dr. que acaba tomando um porre e confessa a Paul que está disposta a casar-se com Rusty Trowler (Stanley Adams), "o 8° homem mais rico da América com menos de 30 anos" e os dois acabam brigando.

Paul carregando a Holly bêbada

Dias depois, Paul recebe U$ 50 por um conto escrito para um jornal e decide fazer as pazes com Holly, convidando-a a tomar um drinque. Os dois decidem passar o dia inteiro fazendo coisas que nunca fizeram antes na vida. Primeiro vão até a Tiffany's, onde Paul manda gravar um anel que ganhou de brinde em uma caixa de biscoitos para dar de presente a Holly, depois os dois vão até a biblioteca pública para ler o livro de Paul "Nove Vidas" e por fim vão a uma loja tentar fazer um pequeno furto. Ao fugir da loja, acaba pintando um clima e os dois finalmente se beijam.


O 1° beijo de Paul e Holly

Apaixonado por Holly, Paul decide pôr fim na sua relação com Tooley. Depois disso, ele procura por Holly em todo lugar, sem sucesso, até que a encontra na biblioteca pública lendo sobre a América do Sul e descobre que agora ela decidiu se casar com o milionário brasileiro José da Silva Pereira (o bonitão José Luis de Villallonga). Os dois brigam e se distanciam novamente. Nesse período, Holly descobre que seu irmão Fred morreu em um acidente.

Holly e o "brasileiro" José da Silva Pereira

Prestes a mudar-se para o Brasil para casar com José, Holly manda um recado para Paul e pede que ele vá visitá-la. Ao chegar, Paul encontra Holly tricotando e estudando português (ela até arranha uma frase, "eu acho que você está gostando do açougueiro"). Eles saem para jantar e olhar a cidade juntos pela última vez e quando voltam para o apartamento de Holly são surpreendidos pela polícia que leva Holly presa por envolvimento com a máfia (ela costumava visitar na prisão um velhinho chamado Sally Tomato, que era mafioso). A foto de Holly sai em todos os jornais.

O "último" passeio de Paul e Holly

Depois de passar a noite na prisão e ter a acusação retirada, Holly entra em um táxi com Paul, que pegou seus pertences, incluindo seu  gato de estimação ( que se chamava "Gato") no apartamento e também um recado de José. Neste recado, José dizia que não queria mais casar com Holly por ela ter se envolvido em um escândalo público. Paul decide levá-la para um hotel, mas ela ainda quer viajar para o Brasil, mesmo sem o ex-noivo. Os dois acabam brigando novamente e Holly decide abandonar seu gato na rua para provar que ninguém pertence a ninguém. Paul a deixa sozinha, ela pensa melhor e se arrepende do que fez, decide ir atrás de Paul e do gato. Debaixo de uma chuva torrencial, ela procura desesperadamente pelo bichano e quando o encontra, corre para os braços de Paul e os dois se beijam apaixonadamente. Fim.

Paul, Holly, Gato, trench coats, o beijo e muita água

É difícil de explicar porque Bonequinha de Luxo é um filme tão apaixonante, afinal, é a história de uma prostituta oportunista e um escritor sem inspiração. Mas as cenas, as falas, os olhares tudo foi tão bem filmado que é impossível não se deliciar com essa comédia romântica quase novelesca. A elegância de Audrey Hepburn e o charme de George Peppard, dono de olhos azuis incríveis, tornam este filme um espetáculo visual fascinante.

Curiosidade: o escritor Truman Capote, autor da história original, queria Marilyn Monroe para fazer a Holly. Ela recusou por achar que interpretar uma prostituta faria mal à sua imagem. A história original, que era bem mais 18+ foi amenizada na adaptação do roteiro para combinar com a doçura de Audrey Hepburn e não chocar a sociedade conservadora da época.

Boa semana a todos!

Vivian :*

Um comentário: