segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Astros do Rock e seus covers no cinema parte 1

Não é segredo que eu sou rockeira de carteirinha e uma cinéfila inveterada. Junta as duas coisas e chegamos a algo próximo do paraíso na Terra. Um dos meus passatempos favoritos é ler a biografia de rockstars e depois ver as cinebiografias dos mesmos para comparar. Muitas vezes os filmes ou exageram ou amenizam algum aspecto da vida deles para deixar tudo mais dramático ou mais aprazível do que foi de fato. As vezes o ator/atriz escolhido para interpretar um determinado astro não parece nada fisicamente com ele, as vezes o ator está tão bem caracterizado e incorporado ao personagem que é difícil saber quem é quem (vide Jim Morrison e Val Kilmer).

Vamos à nossa listinha:

1 - Johnny & June (Walk the Line) - 2005
Conta a história da vida do grande cantor folk Johnny Cash, um dos inventores do Rock and Roll. Na trama Johnny foi interpretado pelo ator Joaquim Phoenix e o amor de sua vida, June, pela vencedora do Oscar Reese Witherspoon.

Johnny e June originais


Johnny e June covers


2 - The Doors - 1991
É a história da lendária banda dos anos 60/70 levada ao cinema por ninguém menos que Oliver Stone. A trama obviamente gira em torno de um mito chamado Jim Morrison. Vários atores estiveram cotados para interpretá-lo (entre eles, John Travolta e Tom Cruise), mas é impossível imaginar este filme sem a interpretação obcecada de Val Kilmer (que ficou tão maluco com o papel que passou a achar que "era" Jim Morrison por um tempinho).

Jim Morrison original


O Morrison de Val Kilmer

3 - O garoto de Liverpool (Nowhere Boy) - 2009
Conta a história da juventude de John Lennon, desde a época em que estudava na Quarry Bank School até embarcar para Hamburgo na primeira turnê com os então desconhecidos Beatles. O foco da história está na relação problemática de John com sua mãe Julia e sua tia Mimi, além do início da amizade com Paul MacCartney. John é muito bem interpretado pelo fofíssimo Aaron Johnson, Paul pelo novinho Thomas Brodie Sangster e o ainda criança George Harrison por Sam Bell


O jovem Lennon


o cover Aaron Johnson


Paul McCartney menino


o cover (parecido somente pela brancura) Thomas Sangster


George Harrison novinho


O nada parecido Sam Bell



4 - La Bamba - 1987
Um dos filmes que fala do "dia em que o rock morreu" - quando aconteceu o trágico acidente de avião em que morreram nada menos que Buddy Holly, The Big Bopper e o protagonista deste filme, o jovem Richie Valens, sucesso com os hits "Donna" e "La Bamba", que partiu com apenas 17 anos. Richie foi interpretado por Lou Diamond Phillips.

O Richie original


Lou Diamond como Richie


5 - The Runaways: Garotas do Rock - 2010
Conta a história de uma das primeiras bandas de rock formada só por mulheres. O centro da trama é a relação da vocalista Cherie Currie interpretada por uma convincente Dakota Fanning com sua parceira de banda Joan Jett, uma esforçada porém ainda insípida Kristen Stewart.


A Cherie original

A Cherie de Dakota Fanning

A verdadeira Joan Jett

A desapimentada Joan de Kristen Stewart

Por hoje é isso, claro que ainda tem uns trocentos filmes do gênero pra gente comparar, mas vamos fazer isso por partes, combinado?

Vivian :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário